Nossa História

No fim do século XIX, o engenheiro civil Alessandro Lorenzetti embarca no Porto de Gênova, Itália, com destino ao Brasil, onde veio trabalhar nas obras do Porto de Vitória, no Espírito Santo, e da estrada de ferro Santos – Jundiaí, em São Paulo. Permaneceu no Brasil por vários anos, retornando à Itália no início do século XX.

No período em que esteve no Brasil, Alessandro Lorenzetti conheceu Carlo Tonanni, com quem estabeleceu sociedade, em 1923, da fundação Tonanni & Lorenzetti. Localizada em um prédio na Avenida Presidente Wilson, no bairro da Mooca, região que abrigava a maioria das indústrias da cidade, a pequena fábrica começou com apenas quatro funcionários e quatro tornos automáticos, tendo como objetivo a fabricação de parafusos de precisão para várias utilidades.

Após alguns meses do início das atividades da empresa, chegam ao Brasil seus filhos Lorenzo e Eugênio que, juntos, continuaram o trabalho iniciado por seu pai Alessandro, criando as bases do que é hoje uma das maiores empresas fabricantes de metais sanitários e aparelhos domésticos, a Lorenzetti S.A. Indústrias Brasileiras Eletrometalúrgicas.